Branding

Introdução

As pessoas são apaixonadas por marcas e confiam nelas. Empresas procuram conectar-se emocionalmente com seus consumidores, serem insubstituíveis e cultivar relacionamentos duradouros. A forma como sua marca é percebida pelos consumidores pode garantir o sucesso do seu negócio, através do Branding conseguimos traçar estratégias obtendo reconhecimento e fidelidade junto ao consumidor.

O que é o branding?

Para compreendermos o processo de branding precisamos entender primeiro o conceito de marca, empregado atualmente no mundo dos negócios. Portanto ficamos com a definição que uma marca é a avaliação concebida na mente do consumidor associada a um produto ou serviço.

"Uma marca é o que seu produto ou serviço significa para o consumidor. Marcas se mantém vivas…Associações se manifestam em sua mente quando pensa-se em um determinado carro, câmera, relógio ou uma calça jeans."

BrandSimple book

Assim, se uma marca é um conjunto de associações mentais sobre uma empresa, logo, Branding é o processo de ajudar as pessoas a formular essas associações. Se a função da publicidade é "divulgar seu nome", Branding é somar algo a ele.

Processo (Design Thinking)

O design thinking é uma ferramenta que pode ajudar sua empresas pensar estrategicamente, não apenas pelo compromisso da estética, mas pela sua funcionalidade. Empresas estão adotando esse conceito para criar soluções inovadoras, essa prática usual muito utilizada pelos designers vem sendo explorada com muito interesse por departamentos de marketing e setores de inovação.

Pensar fora da caixa, ou melhor, com a cabeça do consumidor não é tarefa fácil, exige um longo aprendizado. Portanto, escritórios de design tem sido cada vez solicitados para propor soluções ao seu negócio.

Pontos de Contato

Para que o branding entre em prática devemos considerar os ponto de contato que a marca terá com seu público. Devemos aproveitar cada ponto, tornando-o uma oportunidade única de relacionamento com o consumidor.

pontosdecontato

Metodologia

Nosso processo é composto por 5 fases distintas. Adotar uma metodologia apropriada nos garante que o método empregado possa atingir os resultados esperados, a compreender o esforço aplicado em cada operação, reduzir o tempo e minimizar gastos desnecessários.

metodologia

Benefícios e Vantagens

• Destaque entre a concorrência
• Motivação interna
• Identificação imediata
• Conexão afetiva e emocional
• Oportunidades de venda
• Credibilidade
• Organização
• Comunicação de valores e atitudes

Soluções

• Posicionamento de marca
• Arquitetura de marca
• Naming
• Criação de Slogan
• Programas de identidade de marca
• Fusões de marcas
• Atualização de marca
• Private labeling
• Registro de marca